Curiosidade sobre cabeçotes
Num passado não
muito longínquo, os cabeçotes, assim como os blocos dos motores, eram feitos de
ferro fundido, fixados uns contra os outros por robustos elementos de fixação
(parafusos ou prisioneiros). A vedação era feita por meio de juntas compostas
de fibras e metais. Como as mesmas se deformavam com relativa facilidade, a
“planicidade” das superfícies do cabeçote e do bloco, assim como a rugosidade
das mesmas, eram importantes. Porém, as tolerâncias eram mais “abertas”.
E caso ocorresse um
empenamento por superaquecimento, o cabeçote era fabricado com “sobremetal”
suficiente para ser aplainado (recuperado) e reinstalado.
É claro que, mesmo
essas peças robustas, tinham um limite dimensional. Ou seja, uma espessura mínima,
além da qual havia comprometimento da taxa de compressão especificada e da sua
resistência mecânica. E quando atingia esse limite o cabeçote era considerado
“morto”, devendo ser substituído, preferencialmente por um novo.
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