O Motor de Partida
A função do motor de
partida é a de atuar sobre o motor principal fazendo com que este inicie o
movimento. Tão logo isto aconteça, o motor de partida deixa de agir e só vai
voltar a trabalhar quando for dada uma nova partida. Esta atividade deve levar
apenas alguns segundos.
Quando se força o motor de
partida dando sucessivas «partidas» em curto espaço de tempo, a temperatura
interna se eleva rapidamente e danifica o isolante fazendo com que o moto de
partida entre em curto, causando a queima do induzido e da bobina.
Mas porque alguém força o
motor de partida?
• Uma bateria com carga
insuficiente ou inadequada;
• Falta de combustível ou
falha na bomba de combustível;
• Falta de corrente
elétrica que produza faísca nas velas;
• Deficiência do cabo
negativo (cabo interrompido, mau contato nas extremidades);
• Uma chave de ignição
defeituosa (miolo elétrico da chave);
• A cremalheira, com dentes
quebrados ou com limalhas entre eles, não permite o perfeito engrenamento,
ocasionando barulho e sucessivas quebras;
• Motor principal, que
tenha diesel como combustível, com baixa compressão;
• A retirada do ar da bomba
injetora (veículos a diesel) com auxilio do motor de partida.
As primeiras conferências
com a falha da partida do motor é verificar a carga e cabos da bateria,
conferir se há combustível suficiente e verificar o cabo negativo (ligado ao
chassis).
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