Turbo vs compressor. A eterna batalha pela potência
Se existe forma de aumentar o
rendimento de um motor é através da sua sobrealimentação e para isto, existe
essencialmente duas formas: através de um compressor ou de um
turbocompressor, mais conhecido com turbo.
Ambos os sistemas funcionam de forma
distinta, e têm as suas vantagens e desvantagens, mas o objetivo é o
mesmo: aumentar a pressão do ar que chega à câmara de combustão,
comprimindo-o, permitindo obter mais rendimento, ou seja, mais cavalos e
binário.
No entanto, nesta batalha pela
potência, os turbo têm sido claramente os preferidos, colocando os compressores
quase ao esquecimento.
Como evoluíram:
Ambas as tecnologias evoluíram, no
caso dos compressores a serem mais “amigos” das altas rotações, com soluções
como embraiagens que os desacoplam a altas rotações — no entanto, o aumento de
complexidade, afetando a fiabilidade, tornam esta solução rara —; e no caso dos
turbos, vimos pás de turbinas mais leves, turbos de geometria variável e de
menor dimensão, ou motores com dois turbos de funcionamento sequencial (um
turbo mais pequeno para baixas rotações e um maior para altas rotações).
Atualmente, os turbos são claramente os preferidos pelos
construtores devido, essencialmente, à sua superior eficiência, conseguindo um melhor binómio
performance/economia.
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