Vamos falar de comando variável das válvulas.
Como funciona um comando
variável das válvulas?
O comando de válvulas não é mais do que um eixo
formado por ressaltos excêntricos, também chamados de cames.
Estes estão localizados na cabeça do motor, com
a finalidade de empurrar e, consequentemente, abrir as válvulas de admissão e
escape, com o intuito de fazer entrar e deixar sair os gases que dão origem à
combustão e que da combustão resultam. Este eixo é ligado a cambota (eixo do
motor que transmite movimento para as partes mecânicas do motor) e pode ser
comandado por correias, correntes ou hastes.
E comando variável das válvulas?
O que é?
O comando variável das válvulas, tal como o nome
indica, consiste num sistema que permite a variação no tempo e no curso das
válvulas.
Antes, com o comando simples (não variável, de que
falávamos há pouco), as válvulas abriam sempre da mesma forma,
independentemente da rotação. Devido a esse fator, os
construtores quando desenvolviam um novo motor tinham logo à partida
de optar pelo tipo de motor que queriam construir: um motor mais focado na
potência ou um motor mais focado na economia.
Isto porque num motor em que se optasse por uma
abertura mais pronunciada da válvula de admissão, sucederia
ganhos ao nível da performance, mas por outro lado prejudicaria os consumos em
igual medida, porque deixaria entrar uma maior quantidade de ar e de gasolina
para dentro da câmara de combustão, mesmo com um motor em pouca carga.
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